quarta-feira, 25 de julho de 2012

INTRODUÇÃO À FILOSOFIA, segundo CAIO PRADO JR.



Conforme o texto de Caio Prado Júnior, disserte sobre diferenças entre filosofia e ciência

Segundo o pensador, há diversas definições de Filosofia de acordo com cada autor; a especulação filosófica seria infinita e sem direção, cabendo à ela, Filosofia, nunca resolver questões, mas sugeri-las “e propor problemas” (PRADO Jr.1981), elaborar perguntas unicamente tendo como objetivo a provocação à reflexão. A filosofia ainda permeia os mesmos caminhos da literatura, levando, contudo, apenas estímulos ao objeto básico a que se propõe: indagar.
A Filosofia ainda é tida como um complemento da Ciência e da elaboração cognitiva, como “seu coroamento e síntese” (PRADO Jr.,1981). A bem da verdade, desde a antiguidade os dois enfoques da realidade estiveram estreitamente unidas, até por volta do séc. XVIII.
De acordo com Prado Jr., a Filosofia, como Conhecimento, se ocupa dos mesmos objetos da Ciência, contudo, esta última desenvolve setores do Conhecimento empírico, voltados para a experimentação, quais sejam Ciências sociais e as Ciências físicas. Portanto a Filosofia não pode ser apenas prolongamento da Ciência, pois o objeto de que se ocupa, além dos aspectos factuais da Natureza, é o sujeito cognoscente, aquele que elabora o Conhecimento.
A Filosofia então, seria o conhecimento do Conhecimento. Ainda conforme Prado Jr., “Filosofia e Ciência, distintas quanto à perspectiva em que se respectivamente se colocam, e ao método, ou antes estilo que adotam, se ocupariam uma e outra da mesma Realidade Universal, (..) os objetos respectivos do Conhecimento (Ciência) e o Conhecimento do Conhecimento (Filosofia).” O primeiro (Ciência), o reconhecimento da realidade imediata, o segundo (Filosofia), do conhecimento dessa realidade imediata. O primeiro, observar, o segundo, analisar e deduzir.

Bibliografia: PRADO Jr., Caio. O que é filosofia. São Paulo: Brasiliense, 1981 (Primeiros Passos, 37) Fonte: Disponível no site http://www.culturabrasil.pro.br/oqueefilosofia.htm. Acessado em 25 de fevereiro de 2009. Texto originalmente publicado no Almanaque, nº 4, Ed. Brasiliense, 1977.

(Disciplina Introdução à Filosofia, sob a orientação de Marciel E.Cataneo)

Um comentário: